Skip to content

uma noiva indisposta

si850999b3UMA NOIVA

INDISPOSTA

 

 

Ct 5: 2,3

 

 

o amado “ABRA-ME A PORTA, MINHA IRMÃ, MINHA QUERIDA, MINHA POMBA, MINHA MULHER IDEAL, POIS A MINHA CABEÇA ESTÁ ENCHARCADA DE ORVALHO, O MEU CABELO, DA UMIDADE DA NOITE.”

 

a amada “JÁ TIREI A TÚNICA; TEREI QUE VESTIR-ME DE NOVO? JÁ LAVEI OS PÉS; TEREI QUE SUJÁ-LOS DE NOVO?”

 

 

 

 

Cânticos dos Cânticos é um livro poético da Bíblia, uma metáfora sobre o relacionamento entre “o amado” Jesus e “a amada” Igreja. Descreve o amor dos noivos, a alegria em estar juntos, o prazer, o carinho, a confiança, enfim… começa descrevendo um relacionamento onde tudo vai bem. Mas em um ponto, a noiva demonstra indisposição em atender o noivo, em abrir-lhe a porta, em se levantar para estar com ele…

Nesse ponto, o noivo visivelmente se entristece, e quando ela se levanta para buscá-lo ela já não consegue encontrar.

 

Ct 5: 5,6 

a amada  “LEVANTEI-ME PARA ABRIR-LHE A PORTA…EU ABRI, MAS O MEU AMADO SE FORA; O MEU AMADO JÁ HAVIA PARTIDO. QUASE DESMAIEI DE TRISTEZA! PROCUREI-O, MAS NÃO O ENCONTREI. EU O CHAMEI, MAS ELE NÃO RESPONDEU.”

 

Assim como em Cantares, o cristianismo é essencialmente uma vida de RELACIONAMENTO com o Senhor. Um relacionamento de intimidade.  

E como todo relacionamento, precisa haver disposição de ambas as partes para que a intimidade se desenvolva cada vez mais, para que tudo dê certo.

O Senhor é um noivo disposto, cheio de ânimo.  Seus ouvidos estão sempre atentos, não é surdo nem mudo, sua mão não está encolhida…. intercede constantemente por nós, nos ensina todas as coisas com mansidão, nos guarda, ministra sobre as nossas vidas… Ele é um bom noivo, com certeza!

O problema da disposição em ter intimidade no relacionamento não está nele, mas em nós, e esse é um grande problema, pois Disposição é ânimo, e ânimo é Vida. Todo cristão deveria ser conhecido pela Sua abundância de vida! Ânimo em abundância, disposição em abundância.  (Jo 10: 10)

DisPOSIÇÃO é posicionamento. É a força que nos faz agir conforme uma posição, uma decisão interior, não importando condições desfavoráveis.  Assim: a disposição gera sempre uma atitude mais forte do que a preguiça, do que o mal estar, do que a dor, do que o cansaço, do que o comodismo, do que o desconforto, do que os prazeres momentâneos e transitórios do pecado… Com disposição você simplesmente faz o que precisa ser feito, independente de qualquer coisa contrária!

Falando da vida espiritual do cristão, é certo que ela se desenvolve na medida de sua disposição.

Ou somos uma noiva disposta ou uma noiva indisposta.

NOIVA DISPOSTA EM BUSCAR A DEUS EM ORAÇÃO, EM INTIMIDADE, EM COMUNHÃO. De todo coração, com todas as forças e entendimento. Buscar até encontrar. Orar até ouvir, até ter resposta. Disposta em prestar culto a um Deus invisível e louvar até quando os sentimentos dizem não, e os pensamentos não alcançam a Deus.

NOIVA DISPOSTA PARA VIVER EM SANTIDADE, e tomar a atitude de resistir até o fim na sua luta contra o pecado (Hb12: 4); atitude de viver pelo espírito e não pela carne (Gl 5: 24). Disposta a mudar de vida, mudar de atitude… viver uma genuína conversão. DISPOSTA A FAZER A COISA CERTA.

Hb 12: 4,7 NA LUTA CONTRA O PECADO, VOCÊS AINDA NÃO RESISTIRAM  ATÉ O PONTO DE DERRAMAR O PRÓPRIO SANGUE. SUPORTEM AS DIFICULDADES…

Gl 5: 24 OS QUE PERTENCEM A CRISTO JESUS CRUCIFICARAM A CARNE, COM AS SUAS PAIXÕES E OS SEUS DESEJOS. SE VIVEMOS PELO ESPÍRITO, ANDEMOS TAMBÉM PELO ESPÍRITO.

NOIVA DISPOSTA A VIVER PELA FÉ, esperando sempre o cumprimento das Suas promessas. Disposição para crer, jejuar e orar. Disposição para manter a postura daquilo que você orou.

Depressão, angústia, ansiedade, desespero, luto podem ser vencidas com disposição para orar e crer. Doenças, dor são vencidas quando se tem a disposição de se levantar e crer.

Na verdade, disposição é viver pela fé.

NOIVA DISPOSTA A FAZER A SUA OBRA, enfrentando o que for preciso, trabalhando o quanto for necessário, encontrando tempo mesmo quando aparentemente é impossível… a exemplo da disposição do apóstolo Paulo em pregar o Evangelho por toda a Europa e Ásia, enfrentando todas as dificuldades de locomoção de 2000 anos atrás, dificuldades financeiras, dificuldades de todos os tipos!

2 Co 11: 23-28 ESTIVE CONTINUAMENTE VIAJANDO DE UMA PARTE A OUTRA, ENFRENTEI PERIGOS NOS RIOS, PERIGOS DE ASSALTANTES, PERIGOS DOS MEUS COMPATRIOTAS, PERIGOS DOS GENTIOS; PERIGOS NA CIDADE, PERIGOS NO DESERTO, PERIGOS NO MAR, E PERIGOS DOS FALSOS IRMÃOS. TRABALHEI ARDUAMENTE, MUITAS VEZES FIQUEI SEM DORMIR, PASSEI FOME E SEDE, E MUITAS VEZES FIQUEI EM JEJUM; SUPORTEI FRIO E NUDEZ.

1 Ts 2: 9 NOSSO TRABALHO ESGOTANTE E DA NOSSA FADIGA; TRABALHAMOS NOITE E DIA PARA NÃO SERMOS PESADOS A NINGUÉM, ENQUANTO LHES PREGÁVAMOS O EVANGELHO DE DEUS.

 CONCLUSÃO

Minha oração é para que o Senhor não encontre em nós indisposição em buscá-lo, em amá-lo, em estar perto do seu coração.

Que em nós ele encontre sempre disposição para orar, jejuar, crer… disposição para sermos santos, separados da imundície do pecado, buscando sempre  ter mãos limpas e um coração puro para estar em sua presença como uma noiva sem “mácula”.

E que em nós haja disposição para a obra, para fazermos aquilo que fomos Chamados para fazer, todos os dias, até Aquele dia.

Enquanto isso,

O ESPÍRITO E A NOIVA DIZEM: VEM! (Ap 22: 17)

One Comment leave one →
  1. Renata permalink
    26/10/2009 8:44 pm

    Pô pastora eu não me esqueço o dia que a senhora deu essa palavra na arena, o problema é que havia esquecido algumas partes dela haahaaa. Mas Glória a Deus que ela está no blog assim pude encontra-la.
    Pô gostei muito dessa palavra mesmo.
    bjo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: