Skip to content

porque não ignoramos suas maquinações

 

porque não

ignoramos suas

maquinações

 

 

2Co 2:10,11…Para que Satanás não leve vantagem sobre nós; porque não ignoramos as suas maquinações.

 

Todo cristão não deve ter dúvidas a respeito da bondade de Deus para com a sua vida, e de que Seus planos são de Paz e prosperidade. Afinal ele é um bom Deus!

Em contrapartida todo cristão não deveria ignorar que existe um inimigo de sua alma, que maquina constantemente o mal para a sua vida. Uma mente extremamente inteligente, que observa o homem, e procura como conduzi-lo ao erro, ao engano, ao pecado.
Um inimigo que deseja roubar toda boa semente do nosso coração, que pretende destruir tudo aquilo que é puro e excelente, e por fim, buscando a quem possa devorar, inspira matar e atirar no inferno todo aquele que conseguir.
Assim é o mundo espiritual. Essas são as intenções de Deus. E estas são as intenções de Satanás.
suas maquinações
Não devemos ignorar suas maquinações assim como não podemos ignorar o mundo espiritual. Se ignorarmos, elas não deixarão simplesmente de existir. O que ganhamos com isso? Certamente ele apenas levará vantagem sobre nós!
Nosso inimigo maquina com astúcia situações para alimentar a nossa carne. Manipula situações para abalar a nossa fé e para afastar cada cristão da igreja. Situações para oprimir, trazer terror e medo.
Maquina sempre destruir tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor (Fp 4: 8).
sua grande maquinação: este mundo
Satanás maquinou uma maneira organizada de nos envolver: não o mundo no sentido de terra material ou universo, criação de Deus, mas o mundo como um sistema maligno organizado.
Este sistema está em oposição a tudo que Deus considera bom, tudo que Deus estabeleceu como excelente. Com argumentos que convencem o homem a viver no engano e com ambientes que instigam a humanidade na sua carnalidade, ele afasta cada vez mais o homem dos princípios de Deus e do próprio Deus.
Ao príncipe deste mundo (Jo 12: 31; 14: 30; 16: 11) foram dados todos os reinos do mundo, toda a sua autoridade e seu esplendor (Lc 4:6) no dia que Adão e Eva assim permitiram.
Desde então, exercendo autoridade sobre pessoas e regiões, ele foi criando esse sistema, organizando, estruturando…. com seus principados e potestades, com os dominadores deste mundo tenebroso, as forças espirituais da maldade. (Ef 6: 12)
A terra sofre a influência espiritual do mal, e aí entra o conceito de mundo como algo ruim, como um sistema de valores contrários aos valores de Deus: um mundo em trevas.
Enfim, o mundo como a bíblia nos apresenta, e como reconhecemos hoje é:
UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES SUTIS OU ESCANCARADAS QUE SÃO CONTRÁRIAS AOS PRINCÍPIOS DE DEUS, E CHEGAM A NÓS DE UMA MANEIRA QUE NOS ENVOLVEM, NOS SEDUZEM, NOS CONVENCEM, NOS EMBARAÇAM… COM O PROPÓSITO DE NOS CONTAMINAR E POR FIM NOS AFASTAR DE DEUS.
E o inimigo, sempre observando o coração do homem, foi aperfeiçoando a maneira de apresentar essas informações, esses conceitos, esses valores. Aperfeiçoou a maneira de se infiltrar nas vidas, envolvê-las, e embaraçá-las neste mundo.
1Jo 2: 15-17 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
O que há no mundo? Tudo que há neste mundo se resume na cobiça da natureza pecaminosa (carne), a cobiça dos olhos e a ostentação de bens. Foi tudo maquinado para nos envolver e contaminar. E nunca é inocente, sem propósito, sem intenção.
É aquele filme q nos incita a pecar; aquele comentário que abala a nossa fé; a conversa que nos conduz a malícia; o conceito que fomenta o ódio e a ira; aquela reportagem que nos convence o contrário dos princípios de Deus; aquele ambiente que nos envolve na sensualidade, na promiscuidade, na embriagues, no vício; o programa que nos envolve na futilidade, no consumismo, numa vida de aparência…
O amor a este mundo – estamos apegados a este mundo? ainda amamos as coisas deste mundo?
Não podemos sair do mundo (Jo 17: 15), mas podemos viver sem amar o mundo, sem “abusar” deste mundo (1Co 7: 31), sem sermos contaminados e corrompidos por este mundo (Tg 1: 27). Podemos viver sem sermos influenciados pela sua maldade, sem sermos tocados pelo Maligno. Podemos sim, ser como astros a brilhar neste mundo em trevas (Fp 2: 15).
O mundo e o Reino
Cl 1: 13,14 Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
O Reino do Senhor não é deste mundo (Jo 18: 36). Na verdade o Senhor Jesus não tem absolutamente nada com este mundo, nem com o príncipe deste mundo (Jo 14: 30). E tem em suas mãos o poder de nos resgatar desse domínio.
O Reino que chegou através de Jesus tem purificado toda a contaminação do mundo como um Império das trevas. Ele começa dentro de nós (Lc 17: 21), e vai sendo estendido na medida que os princípios do Rei são estabelecidos.
Entramos no Reino no momento que nascemos de novo, através de Jesus Cristo. Somos “transportados” para esse Reino! Esse Reino vem a nós, e os princípios deste mundo caem por terra, como lixo, como esterco, como refugo.
Tudo no Reino é melhor que no mundo. Seus valores, seus princípios, seus conceitos são verdadeiros, puros, genuínos…e eternos, porque este mundo passará. Em que momento abriremos mão deste mundo?
conclusão:
PRECISAMOS ENXERGAR O MUNDO COMO ELE VERDADEIRAMENTE É: UM CENÁRIO MALIGNO, UM SISTEMA MAQUINADO POR SATANÁS, QUE CONTAMINA AQUELES QUE COM ELE SE ENVOLVEM.
NÃO SE DEIXE CONVENCER E CORROMPER POR ESTE SISTEMA.
NÃO AME ESTE MUNDO. NÃO SE APEGUE AS COISAS DESTE MUNDO. VOCÊ NÃO PERTENCE A ELE, E ELE NÃO PERTENCE A VOCÊ.
AME O REI JESUS, O SEU REINO E OS PRINCÍPIOS E VALORES DO REINO.
5 Comentários leave one →
  1. natalia permalink
    06/08/2009 7:05 am

    Ola!
    Como é bom quando estamos tao distantes poder sentir tao perto pessoas, palavras, estilo de vida. Melhor, sentir que fazemos parte mesmo que exista a distancia fisica, pois temos un so coraçao uma so fé, um so espirito que nos une e nos edifica. Muitas saudades, mas sei que este tempo aqui é muito curto. Se nao podemos hoje compartilhar o trabalho, o dia a dia em fé, sei que teremos a eternidade para faze-lo! Isto me alegra o coraçao e me enche de paz! Os poucos momentos que compartilhamos ai estao guardados no meu coraçao e me edifica. Fico muito feliz por ver o crescimento de voces! Gloria a Deus! Parabéns por este espaço na net. O povo de Deus que avança com inteligencia e ousadia! Tomando posse da herança!!

  2. Mell permalink
    30/06/2009 2:50 pm

    adri, Essa palavra pra mim foi a melhor! séério, eu tenho ela inteira anotada, ja dei em discipulado, e volte e meia leio ela. autas palavra. te amoo ♥

  3. fazinha permalink
    11/06/2009 1:27 am

    Adriiii…demais, conheci agora este site, amei! Que palavra! Saudades linda, o meu eterno louvor a Deus por voce ser minha maezinha na fe…voce sempre edifica minha vida, mesmo que seja com um simples … oi!

  4. adriane permalink*
    27/05/2009 10:54 am

    poxa, lipe, obrigada pela gentileza das tuas palavras…

  5. Felipe Figueiredo permalink
    26/05/2009 11:44 pm

    Deus, quando oro pedindo eloqüência e convicção na minha célula, pregação ou evangelismo, é DISSO que eu to falando!

    Pastora, foi uma das melhores Palavras que já ouvi ministradas na Arena, sem exagero. É um tema polêmico para alguns ainda, pois é como pressionar ferida com o dedo.

    Os frutos do Espírito se manisfestam e são reconhecidos de longe. Um dia eu consigo pregar com essa ternura =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: