Skip to content

guarde com cuidado seu novo coração!

si850999b1GUARDE COM CUIDADO SEU NOVO CORAÇÃO!

 

Ez 11: 19, 20  “DAREI A ELES UM CORAÇÃO NÃO DIVIDIDO E POREI UM NOVO ESPÍRITO DENTRO DELES; RETIRAREI DELES O CORAÇÃO DE PEDRA E LHES DAREI UM CORAÇÃO DE CARNE. ENTÃO AGIRÃO SEGUNDO OS MEUS DECRETOS E SERÃO CUIDADOSOS EM OBEDECER ÀS MINHAS LEIS.”

Do Senhor recebemos um precioso presente: um novo coração.  

E quando o recebemos, percebemos claramente a diferença. O recebemos puro, inocente e crédulo. É um coração sensível a Sua vontade, que consegue entender o que agrada a Deus.

Mas esse novo coração precisa de muito cuidado… O puro coração que o Senhor nos deu infelizmente pode ser corrompido, contaminado e endurecido, ao ponto de voltar a ser duro como pedra.

E o que endurece o coração do homem é, como está escrito, “o engano do pecado”.

Hb 3: 13, 14  “ENCORAJEM-SE UNS AOS OUTROS TODOS OS DIAS…DE MODO QUE NENHUM DE VCS SEJA ENDURECIDO PELO ENGANO DO PECADO, POIS PASSAMOS A SER PARTICIPANTES DE CRISTO, DESDE QUE, DE FATO, NOS APEGUEMOS ATÉ O FIM À CONFIANÇA QUE TIVEMOS NO PRINCÍPIO.”

É preciso ter cuidado com o tipo de coisa que vc abriga em seu coração. Muitas ficam ocultas, guardadas, sem ninguém perceber, mas ainda assim são fatais ao seu coração. Quero chamar a atenção para algumas:

PESSIMISMO e DESÂNIMO

Não conseguir mais crer nos bons pensamentos de Deus a seu respeito, no seu cuidado especial, no cumprimento das suas promessas na sua vida…  são características de um coração pessimista e desanimado. A INCREDULIDADE está tomando conta, contaminando aquele que antes podia crer no melhor de Deus para a sua vida. E o coração incrédulo, pessimista e desanimado indiscutivelmente se afasta do Deus vivo (Hb 3:12).  

ORGULHO e SOBERBA

O coração que abriga o orgulho caminha de mãos dadas com uma perigosa INDEPENDÊNCIA, a mesma que encheu o coração de Adão e Eva no início da criação. Esse coração orgulhoso vai perdendo a noção de submissão que recebeu do Senhor, não conseguindo se sujeitar dentro do corpo nem a vontade do próprio Deus (Ef 5:21, 1Pd 2:13, Tg 4:7). Só se sujeita (a Deus e aos irmãos) quem mantém seu coração inocente, puro e simples. Só se sujeita quem tem coração manso e humilde. Se o coração for contaminado pelo orgulho, com certeza o Senhor resistirá, e de tão contaminado acaba endurecido.

 CRÍTICAS e ESPERAR O MAL

Aquele que critica dura e constantemente a igreja e os irmãos vai perdendo a simplicidade, a pureza e a inocência da conversão, características do seu novo coração. O coração implacável, cheio de críticas, se perde nos seus JULGAMENTOS, esquecendo que Deus não o pôs como juiz da sua igreja ou de seus irmãos. Em vez de esperar o melhor de cada um, de ser inocente e simples nos seus pensamentos, acaba acumulando juizos contra o seu próprio coração, pq na mesma medida é julgado. Esse coração pesado, que espera o pior de tudo e de todos, fatalmente contaminado, se transforma novamente em pedra.

CONCLUSÃO:

Pv 4: 23 ACIMA DE TUDO, GUARDE O SEU CORAÇÃO, POIS DELE DEPENDE TODA A SUA VIDA.

É um grande privilégio ter um novo coração! Não podemos estragar aquilo de mais precioso que Deus nos deu!!!

Importante é o guardarmos com cuidado, acima de tudo, sobre todas as coisas, mantendo o nosso coração puro, simples, inocente, sensível e crédulo.

Abra mão do PESSIMISMO, do ORGULHO e das CRÍTICAS contra a igreja e os irmãos. Lute contra essa tendência. Rejeite, resista, renuncie.  Expulse do seu coração tudo que o contamina. Seja simples e inocente!

Disso depende toda a nossa vida. Vida com Deus, vida com os irmãos, vida na igreja.

Essa é a nossa maior responsabilidade.

3 Comentários leave one →
  1. mirian hiker mendes permalink
    11/08/2011 3:04 pm

    Essas palavras estão me ajudando muito pois meu marido acabou de me abandonar eu estou muito revoltada

  2. adriane permalink*
    27/05/2009 4:56 pm

    oi, fico feliz em estar sendo útil em sua edificação!
    obrigada por comparilhar!

  3. pr.sara permalink
    13/04/2009 5:04 pm

    amada pastora,tenho lido suas mensagens e quero te dizer que tenho sido grandemente edificada.Deus continue te usando grandemente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: