Skip to content

a prática do reino 2: a fé na prática

si850999b1A PRÁTICA DO REINO 2: A FÉ NA PRÁTICA

 

 

 

 
FÉ NO SENTIDO QUE DEFINE A VIDA CRISTÃ
Há muitos que enxergam e vivem o Cristianismo como uma série de regras, mandamentos, tradições e doutrinas humanas.
É preciso encarar que fé assim não passa de filosofia e religião: não é Vida Cristã. Esse tipo de fé não tem valor algum para uma verdadeira vida espiritual, nem tem poder para refrear os impulsos da carne.
A verdade é que Cristianismo, como experiência real, e não religiosa, não tem nada a ver com essas coisas. Cristianismo é um RELACIONAMENTO de intimidade com Cristo. É estar com Cristo, ou ainda mais além, como o novo testamento define: é estar em Cristo.
Essa é a maneira que deve ser definida a nossa Vida Cristã. Essa é a Vida Cristã Normal.
Cl 2: 5-10 Como está firme a fé que vocês têm em Cristo? Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares do mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
Cl 2: 17 b A realidade encontra-se em Cristo.
Se a realidade do Cristianismo é um Relacionamento de intimidade com Cristo, então fica claro que ele é avesso a expressões de religiosidade, legalistas e metódicas.
Jesus desprezava e com certeza ainda despreza as expressões de religiosidade. Dá pra perceber nos evangelhos que, ao invés disso, ele valorizava e admirava as expressões espontâneas de fé, amor e adoração. Ele sempre buscou o melhor das pessoas, aquilo que é realmente legítimo: a medida de todo o seu coração.
Quando a pessoa se entregava por inteiro, o mundo espiritual se movia e o Reino de Deus se manifestava com poder e graça.
Não é esse um princípio de intimidade? Estar entregue totalmente, ser inteiro, ser profundo…
Mas alguns nunca passaram da experiência de dizer sim, recebendo a Cristo como Senhor… como uma noiva que a única expressão de intimidade foi dizer sim para o noivo no altar. Não sabem ainda o que é viver nele, enraizados e edificados nele.
Outros podem considerar o seu relacionamento sólido e fiel, apesar de frio e distante, como um casamento em crise de intimidade, onde apesar de anos juntos, ainda parecem dois estranhos.
O fato é que se hoje você está convencido de que o seu relacionamento pessoal com o Senhor é superficial, não existe outra solução a não ser cavar mais fundo:
Buscar mais, até encontrar. Na prática, dedicar mais tempo do dia em oração e mais leitura da Palavra.
Na prática, compartilhar todas as coisas com o Senhor: conversar, discutir, argumentar, perguntar todas as coisas…
Na prática, procurar se expressar na medida de todo o coração, sendo espontâneo e sincero. Escrever salmos, compor canções… Ser intenso e pessoal, de um jeito que só você faria.
Aprofunde seu relacionamento com o Senhor!
Mt 21: 21, 22 Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a esse monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.
 
FÉ PARA PEQUENAS COISAS
Deus se importa com pequenas coisas ou coisas simples. Um criador que fez tudo com tantos detalhes, como poderia não se importar? Creio que Ele está interessado e sempre atento a tudo que diz respeito a sua criação.
Não se sinta inseguro em colocar cada detalhe da sua vida em oração. Se você não orar por coisas pequenas, como terá fé para as grandes? Uma vaga de estacionamento, uma dor de cabeça ou de estômago, as condições de tempo num dia especial. Se você nunca orou por uma febre, ou dor de garganta, será que saberá orar por um câncer?
Exerça a sua fé e aprenda a orar como convém. Aprenda a obter a resposta. Você vai descobrir pela prática da fé que não existe um método infalível, nem palavras infalíveis como rituais de mágica.
Esse tipo de fé se desenvolve pela prática. E essa prática conta muito na nossa intimidade com o Senhor!
Então cada resposta ficará guardada em nosso coração, como prova de seu cuidado, prova da sua intervenção. E em momento oportuno você poderá trazer à memória aquilo que traz esperança, aquilo que inspira a ter fé para coisas grandes! (Jr 3: 21)
 
FÉ PARA GRANDES COISAS
Na medida que descobrimos na prática que Deus não é surdo, nem mudo, (Is 59: 1) e que ama abençoar, entramos com confiança diante dele para colocar coisas grandes, mesmo as consideradas impossíveis.
Se ele ouviu nas pequenas coisas, porque não ouviria nas grandes? Não será o mesmo Deus?
Será que podemos imaginar tudo aquilo que Ele pode fazer? Abraão tentou imaginar as grandes coisas que Deus tinha pra ele olhando as estrelas do céu. Coisas grandíssimas, dizia o Senhor a Abraão! E ele teve fé para isso… acreditou e esperou, e isso lhe foi imputado por justiça. Era exatamente isso que Deus esperava de Abraão: que ele cresse mesmo que fossem coisas aparentemente grandes demais! (Gn 14: 5,6)
Deus não espera isso de nós também? Que possamos crer em coisas grandíssimas, excelentes, maravilhosas! Coisas de propósito elevado! Coisas que ficarão para a eternidade.
Aquilo que vem virá. Não pare de orar e esperar.
Grandes coisas estão por vir, grandes coisas vão acontecer. Esse é o Reino de Deus se manifestando no meio de nós!
Sim, eu creio!!!
5 Comentários leave one →
  1. WELL permalink
    30/11/2011 4:43 pm

    SENTI A PRESENÇA DE DEUS LENDO ESTAS PALAVRAS,ISSO É MUITO BOM,GOSTEI…
    DEUS ABENÇOE VOCÊS.

  2. martha permalink
    30/10/2010 11:50 pm

    como tao pouca idade pode ter tantas coisas boas a nos passar?digo isso porque vc é jovem mas tem muita experiencia cristã, essa mensagem falou poderosamente ao meu coraçao!Deus te usa tremendamente, nao perca nunca essa humildade.A paz.

  3. Bernardo Estrella permalink
    01/10/2009 2:19 pm

    Que não nos falte fé para que possamos agradar a Deus, e viver de uma maneira verdadeira o Evangelho de Cristo.
    Que essa seja nossa oração, nesses dias!

  4. 11/09/2009 12:06 pm

    palavra tremenda pastora……..gloria a DEUS pela sua vida…….

  5. Nando permalink
    11/09/2009 10:01 am

    Pastoraaaa!!!
    Demaisss essa palavraaaaa!Muito boa mesmo..
    Parabéns.

    Me encheu totalmentee..tive q me aguentar pra não dar um glória a Deus bem alto aqui no meu serviço!!!

    Peço q Deus continue te usando cada vez mais para abençoar nossas vidas.
    Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: