Skip to content

PRIMEIRO PASSO – arrependimento

A queda do homem 

Em Gênesis 3 encontramos o relato da “queda” – o homem  usa de sua livre vontade para ser independente do seu Criador, mesmo sabendo que fora por Ele formado, nutrido e capacitado.

Ao deixar de depender de Deus o homem passou a ser o deus de si mesmo, tornando-se cada vez mais distante do projeto original do Criador.

A queda é a morte espiritual do homem e de toda a sua descendência. O homem perde o livre acesso a Deus, e os sintomas dessa separação e morte ficam nítidos em toda a humanidade.

Romanos 5: 12Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram.

O desespero, a angústia, a frustração, a rejeição, a violência, o homicídio, a maldade, a injustiça, a culpa, o medo, a ira, a malícia, a mentira, a doença… passaram a dominar a alma caída – é o caráter deformado do ser humano, longe da sua versão original.

O plano de reconciliação

1 Coríntios 15: 22Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.

João 3: 16, 36Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça (ou morra), mas tenha a vida eterna. Quem crê no Filho tem a vida eterna.

João 14: 6Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Romanos 8: 1Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

O plano de Deus é Jesus, o Cristo, aquele que foi enviado para perdão e reconciliação. Ele é o Caminho para o Pai, o livre acesso a Deus.

Jesus veio com o propósito de restaurar o que foi destruído na “queda”.

Através dele Deus libera a vida espiritual.

Ligados Nele reconstruimos nossos princípios, valores e o nosso caráter. O plano de reconciliação é um plano de transformação interior – nossa melhor e original versão!

O pecado, o arrependimento e a conversão

1João 1:8  – se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós

Mateus 9:13 – “vim chamar os pecadores ao arrependimento.”

Atos 3: 19Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor

A palavra original para pecado no novo testamento significa errar o alvo, ou desviar do caminho. Diz respeito a tudo que está fora do propósito de Deus para as nossas vidas (o alvo). A bíblia afirma que nossos pecados fazem separação entre nós e Deus. E que o nosso pecado corrompe nosso caráter, destrói nossa vida, roubando nossas forças e nossa visão. Enfim, o pecado nos trai prejuízo em todos os sentidos.

A palavra original para arrependimento é metanóia, que significa mudança de mentalidade, mudança de pensamento, mudança de convicção e valores.

Arrependimento começa na mente e no coração e precisa refletir em mudança de atitudes e de comportamento. Assim o resultado do arrependimento é um novo estilo de vida. Chamamos essa mudança real na vida de conversão, uma palavra que significa a atitude de mudar o rumo do caminho.



%d blogueiros gostam disto: