Skip to content

desenvolvendo uma mente saudável

desenvolvendo 

uma mente

saudável

 

 

 

Introdução: Todo ser humano tem sua mente condicionada mediante aos estímulos que ele recebeu em sua vida, especialmente durante a fase inicial do seu desenvolvimento.

 

Todo o apredizado formal e informal, bem como todas as experiências que cada um de nós teve no curso da vida, positivas e negativas, agradáveis e desagradáveis, foram estímulos que fizeram com que nossa mente tenha se desenvolvido da forma como ela se encontra hoje. Cada um de nós passou por um treinamento para pensar da maneira como pensa.

 

Na medida que reagimos ao ambiente em que vivemos e aos estímulos que nos foram apresentados em nossa vida, construímos nossa personalidade e nossa identidade como indivíduos.

 

No início, quando ainda bebês, as crianças, por exemplo, começam a aprender que quando choram, elas ganham o que precisam, seja alimento, afeto, cuidado… –  e desta maneira, suas mentes começam a serem condicionadas que com a informação de que se chorarem terão suas necessidades saciadas.

 

Este princípio, de uma forma um pouco mais elaborada e complexa, acaba se perpetuando no decorrer da vida de cada indivíduo, estabelecendo nele uma maneira de pensar, agir e reagir mediante os estímulos do mundo exterior e das experiências vividas por cada um.

 

Porém, a Palavra de Deus nos diz que o mundo inteiro jaz no maligno (1 Jo 5: 19),  sendo assim todo o indivíduo nascido neste mundo é manchado e contaminado por ele, seu sistema e seus valores em algum momento de sua vida. Esta contaminação traz na mentalidade do ser humano muita destruição, trauma e medo, levantando no homem barreiras emocionais e vícios mentais que aparentam ser impossíveis de serem derrubadas.

 

Uma vez que o conhecimento do mundo é o conhecimento proveniente da árvore do conhecimento do bem e do mal, isto é, deturpado por uma maneira de ver a vida distante, ou melhor, independente de Deus, os indivíduos de uma maneira geral não conseguem encontrar no mundo e nos seus artifícios a solução para seus conflitos emocionais mais profundos. Eles não conseguem fazer as pazes com o seu pensamento, uma que tem suas faculdades mentais debaixo da influência deste mundo, seu sistema, sua forma de pensar e seus valores.

 

Texto base: Tt 1: 15

 

Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas. (Tt 1: 15)

 

Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. (Gn 6: 5)

 

Porém, em Cristo podemos ter nossa mentalidade restaurada em suas faculdades normais. Deus criou o homem para que fosse um ser pensante. Um ser que tivesse capacidade de raciocínio elaborado. Um ser que tivesse em sua mente um lugar de paz, harmonia e segurança.

Porém, mesmo depois de Jesus ainda podemos sofrer com nossos pensamentos: insônia, falta de domínio dos pensamentos, medo, pânico, pensamentos impuros… Isto se dá também por aquilo que alimentamos nossa mente. Por exemplo: se passamos a noite assistindo filmes de terror, nossa mente estará aprisionada pelo medo; se alimentamos ela com sensualidade, teremos pensamentos e sonhos impuros. Desta forma a Palavra de Deus nos guia da seguinte maneira:

 

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.  (Fp 4: 6-8)

 

Precisamos alimentar nossa mente com coisas boas e neste sentido não há nada mais poderoso do que a Palavra de Deus e o louvor a Ele. Quanto mais lemos a Bíblia, melhor se torna nossos raciocínios e mais útil nossa mente fica para ser uma colaboradora na obra de Deus. Foi Deus que criou os homens com a faculdade de pensar e Ele deseja que ela seja utilizada intensamente, porém não segundo o padrão do mundo, mas purificada pela Palavra de Deus:

 

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.  (Rm 12: 2)

 

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.  (Hb 4: 12)

 

A Bíblia nos diz no livro de gênesis que Deus nos criou para dominar e dominar inclusive sobre o pecado. Quando Caim maquinava o assassinato de seu irmão, o próprio Deus adverte Caim que o pecado estava à porta, mas cabia a ele dominá-lo. Caim preferiu ouvir sua mente corrompida que a Deus e matou Abel. Para termos domínio sobre qualquer coisa necessitamos nos impor sobre aquilo que tenta nos conduzir ao erro ou à destruição.  Muitas vezes precisamos orar colocando nossos pensamentos, nossos sonhos diante de Deus para que Ele os governe.

 

Pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo. (2 Co 10:4-5)

 

Conclusão: Por fim, nossa esperança está na promessa do Senhor que nos garante a segurança de que Ele faria da nossa mente um lugar saudável. Isto não acontece de uma hora para a outra. Necessita ser desenvolvida a cada dia. Necessita de alimentos saudáveis, hábitos saudáveis, ambientes saudáveis, para que desta forma ela venha a se tornar um lugar que esteja cheio da Palavra de Deus:

Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados. (Jr 31: 31-34)

Que possamos estar cuidando de nossas mentes e pensamentos a cada dia, conduzindo-os segundo a Palavra de Deus, de forma que tenhamos nEle o cumprimento da sua promessa:

Deixo-vos a paz. A minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14: 27)

Desenvolver uma mente saudável é a responsabilidade e o privilégio que cada filho de Deus não pode de forma alguma negligenciar.

13 Comentários leave one →
  1. @driele permalink
    21/10/2015 9:35 pm

    ♡♥♡♥♡♥♡♥
    Gostei muito
    Só Deus q realmente
    Pode mudar a nossa
    Mentalidade
    Nosso modo de viver e agir
    Pra Ele toda honra e toda glória
    Muito obgd, Pr.
    ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥

  2. Bruno permalink
    12/10/2014 3:53 am

    Irmão obrigado, vc disse coisas que eu ate mesmo esqueci …. estive passando por muitos tormentos mentais por praticas do mundo … mas agora sei a cura e sei que JESUS e a solução obrigado ..

  3. Wellington Samuel Siqueira Silva permalink
    09/11/2013 4:03 pm

    Obrigado pela palavra, estou passando por um momento turbulento em minha vida, na qual a minha mente estava aflita, agora eu sei que com a palavra de Deus posso renovar a minha mente.

  4. Cintia gonzaga permalink
    07/05/2013 9:08 pm

    Deus arrume um emprego bom para mim!!!

  5. 24/07/2011 11:45 pm

    Obrigada pelo texto. Clareou muito minha mente, no melhor momento possível! :) Fique com Deus!

  6. 09/06/2011 11:05 am

    Bem, as vezes paro para pensar na história de Daniel e dos três jovens hebreus no reinado de babilônia. Eles foram obrigados a pecar e nem por isso caíram em nenhum momento se quer. O mundo naquela época tinha as mesmas paixões e concupiciência dos nossos dias, Satanás sempre teve vários tipos de tentação para homem, mas isto não foi motivo para que eles fraquejassem. Foram tentados, na alimentação, na adoração de ídolos e em muitas outras coisas que a bíblia não chega a relatar, mas a firmeza era sempre o ponto de partida deles. Quando olho para a atualidade e vejo os nossos jovens deliberadamente em pecados, eu fico a me perguntar: Criador, por que que os jovens da antiguidade venceram e nós não conseguimos? Qual é a diferença? Qual é o segredo? Será que Stanás diminui suas invertidas?!
    Podes crer que não, pelo contrário, os esforços dele é dobrado e a bíblia relata que ele enganaria até os escolhidos. Então, qual é o segredo que garantiu a vitória daqueles jovens?
    Em análise descobri que o segredo é PRINCÍPIO, PRINCÌPIO DE VIDA. Eles tinham o princípio da alimentação e não se contaminaram com a comida da corte, nem com a bebida do rei, eles mantinham sua comunhão com o Eterno intacta dia após dia, por intermédio da oração. Eles eram diferentes de todos os outros jovens, tanto em beleza, quanto em sabedoria, como em estilo de vida.
    Então olhando para nós e nossa geração, percebemos que os servos do Altíssimo estão iguais aos impios, em pouca coisa são diferente. Lembrem-se o nosso Salvador teve como 1° tentação o do apatite e sabe por quê?
    Por que a humanidade caiu em pecado pelo apetite e essa fraqueza precisava ser vencida. É momento de olharmos o que comemos e qual a influência do nosso alimento para nossa vid e mente, não foi atoa que os jovens hebreus pediram legumes e água, não foi atoa. É verdade que o maior sacrifício ja foi feito e hoje somos salvos pela graça, mas não nos esqueçamos que precisamos vercer a natureza pecaminosa e jamais seremos vitoriosos se tivermos alimentando o nosso corpo de forma viciosa e errônea.
    Jovens hoje nós temos o direito de vida eterna gratuitamente, mas lembrem-se que o nosso Salvador fez sacrifício para que não caísse em pecado e assim devemos nós fazer para sairmos do pecado. Dê uma ordem de santificação ao seu corpo e sujeita-i a sua mente ao Eterno para que nenhuma tentaçãovenhs te vencer…nenhuma tentação, seja ela qual for.
    Eu tenho 18 anos de idade e sou vegetariana desde os nove, excluindo tudo o que vicia a mente como café e coca-cola entre outros alimentos, não por salvação, mas para que a minha mente esteja descontaminada e purificada para receber o espírito Consolador, aquele que nos converte do pecado, da justiça e do juízo.

  7. Leonice permalink
    26/05/2011 7:23 pm

    A Palavra de Deus diz em Rom 12.2″…transformais pela renovação de vossa mente…” Isso quer dizer que essa transformação cabe a nós e não de Deus. Dentro desta palavra eu começei minha luta que consequentemente a minha transformação. Fui buscar mais fundo sobre as fontes dos meus pensamentos e começei a eliminar essas fontes buscando a fonte de Jesus que é a palavra. Por que se fui condicionada a varias coisas que me fizeram cair, até a chegar em depressão então poderia ser condicionada pela palavra do Sr. Entendi que o satanás está ao nosso derredor, então ele nos conhece e sabe de nossas fraquezas, por ele saber ele é muito esperto por que ele fala na nossa mente usando o “EU” então assim vc nunca descobre e passa pela sua cabeça que não é vc. Então começei a me observar qdo tinha algumas reações que não eram certas por mais que até poderia ter razão. Vi que satanas falava em minha mente sobre tudo exemplo: EU acho que fulano não vai com a minha cara…EU acho que fulano deve ser igual a todo mundo…eu poderia fazer isso porque Deus sabe das minhas necessidades e vai me perdoar….e assim por diante. Bom resumindo comecei a ver toda resposta minha em relação aos meus pensamentos eram exatamente dolorosas depois. Eu tratava a pessoa mal, acho que nem ela entendia, eu fazia o que não podia e depois me arrependia….então começei a repreneder a satanás dizendo: Satanas e seus demonios esse pensamento não são meus eu te repreendo e saim daqui em nome do SR Jesus! É isso queridos, que esse meu testemunho possam lhes ajudar.

  8. 25/02/2011 6:06 pm

    olá rodrigo,

    somos pastores da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra de Florianópolis.
    quanto a tua pergunta não existe nenhuma passagem explicitamente falando de masturbação na Bíblia.

    agradeço o telefone. precisando entramos em contato.

    shalom

  9. 24/02/2011 11:52 pm

    querido irmão,

    a tua luta é a mesma de muitos e muitos irmãos em todo mundo. saiba que o que estás passando não tem nada de anormal.
    por outro lado penso que quanto mais cuidares de tua mente e especialmente dos teus olhos mais fácil será para superares tuas tentações.
    a Palavra nos diz para fugirmos da aparência do mal, portanto procure não provocar esta fragilidade, que é muito comum entre a maioria dos homens cristãos.

    te aconselho a cuidares muito da tua santidade, manter teu noivado santo, manter teus olhares santos e pedir perdão à Deus e à tua noiva sempre que pecares. isto te ajudará a não cair novamente.

    te aconselho também a te alimentar o máximo possível da Palavra de Deus pois ela é uma das principais armas para mantermos nossa mente e pensamentos saudáveis, desde que cuides dos teus olhos, é claro.

    fique firme e não desista.
    Deus, certamente, te ama.
    não abandone a luta para te manter santo.
    o SENHOR é contigo.

    shalom.

  10. ALEX permalink
    28/12/2010 9:18 pm

    Gostaria de saber como controlar minha mente já que ando nos caminhos de Deus mas tenho muitos pensamentos vãos,minha mente a maioria das vezes me confunde com pensamentos turvos de prostituição não quero pensar ou sentir algo assim mais é mis forte do que eu.Sei que tenho que ser forte e não dar lugar,para esses tipos de pensamentos.
    Fico triste,choroso e pesso muito perdão a Deus mas até quando eu ficarei só no perdão quero
    poder fazer mais por mim e pelas as pessoas que sofrem desse mal assim como eu.

  11. yosephjr permalink
    25/09/2008 5:48 pm

    ter uma mente saudável nos dias atuais é um grande desafio, uma vez que a poluição sonora e visual que atinge nossas cidades bem como os mais variados meios de comunicação procuram nos ditar a forma deste mundo pensar.

    graças a Deus que Ele está no controle e nos alerta em sua palavra a nos alimentarmos dela a cada dia, fazendo com que nossos pensamentos não sejam mais governados, muito menos desgovernados pelos princípios deste mundo.

    que até mesmo os nossos pensamentos glorifiquem ao nosso Deus!!!

  12. PAULO permalink
    25/09/2008 12:49 pm

    Amém Ele está sempre no controle.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: