Skip to content

Tiago

Tiago Maior

Os nomes Tiago e Jaime derivam indiretamente do latim “Iacobus”, por sua vez uma latinização do nome hebraico ”Jacob” aportuguesado em Jacó.

 

Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo João.

 

Nasceu em Betsaida, Galiléia. Tal como o seu pai e o irmão o apóstolo João, era pescador no Mar da Galiléia, onde trabalhava com André e Simão Pedro (Evangelho segundo Mateus 4: 21-22 e Evangelho segundo Lucas 5: 10). Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos (Evangelho segundo Mateus 17: 1, 26, 37 e Evangelho Lucas 8: 51), tendo sido dos seus mais próximos discípulos, ao participarem na Transfiguração, na ressurreição da filha de Jairo e na agonia de Cristo no jardim do Getsêmane.

 

No evangelho de Mateus, conta-se que a mãe de ambos, Tiago e João, Salomé, em seu orgulho materno, pediu a Jesus que seus dois filhos, Tiago e João, fossem colocados um à direita e outro à esquerda, no Reino de Deus, porém Jesus lhe objetou: “Vós não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu hei de beber?”, Os apóstolos responderam: “Podemos”. “Pois bem, isso é verdade, concluiu Jesus, mas dar-vos o primeiro lugar no Reino, isso depende do meu Pai, que está no céu”.

 

Segundo o Evangelho segundo Marcos 3: 17, Tiago e João são chamados por Jesus como Boanerges, isto é, “Filhos do trovão”. Isto se deu pelo fato que caracterizou a índole dele e de seu irmão João: ao chegar Jesus com sua comitiva à terra dos samaritanos, estes lhe interditaram a entrada. João e Tiago viram, neste fato, uma afronta a Cristo e exprimiram sua indignação com estas palavras: “Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?” Jesus, porém os repreendeu dizendo: “Vós não sabeis de que  espírito sois! O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar as almas” (Lc 9: 54).

 

Tiago é citado entre os testemunhos da terceira aparição de Cristo após a sua morte e ressurreição, nas margens do Mar da Galiléia.

 

Segundo a tradição, Tiago teria pregado o evangelho, um pouco depois do evento de Pentecostes, na província romana da Hispânia, atual Espanha.

 

A sua última aparição no texto bíblico é a de que foi o primeiro apóstolo a ser martirizado, e teria sido mandado decapitar por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judeia, cerca do ano 44, em Jerusalém. É, aliás, o único apóstolo cuja morte vem narrada na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos 12: 1-2 (Ele(Herodes) fez perecer pelo fio da espada Tiago, irmão de João).

 

Eusébio de Cesaréia diz assim: Acerca deste Tiago, Clemente, no livro VII de suas Hypotyposeis, acrescenta um relato digno de menção, afirmando tê-lo tomado de uma tradição ante­rior a ele. Diz que aquele que o introduziu ante o tribunal, comovido ao vê-lo dar testemunho, confessou que também ele era cristão. “Ambos pois, diz Clemente, foram levados juntos dali, e no caminho pediu que Tiago o perdoasse, e este, depois de olhá-lo um instante, disse: A paz esteja contigo, e beijou-o. E assim é que ambos foram decapitados ao mes­mo tempo.

 

Então, como diz a divina Escritura, vendo Herodes que sua façanha de assassinar Tiago tinha agradado aos judeus, tentou-o também contra Pedro(At 12: 3), encarcerou-o e pouco faltou para que o executassem também se um anjo, por aparição divina, não houvesse aparecido a ele durante a noite e não o tivesse retirado milagrosamente da prisão, deixando-o livre para o ministério da pregação. Esta foi a providência disposição no que diz respeito a Pedro.

 

 

 

Clique nas figuras abaixo para ver sobre as demais colunas da Igreja:

André

Pedro

Tiago

João

Tiago, o Justo

Mateus

Tomé

Simão Zelote

 

 

 

Bartolomeu

Felipe

Judas Tadeu

Matias

Estevão

Barnabé

Paulo

Filipe, o evangelista

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: