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Simão Pedro

Simão Pedro

Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא (Kepha), que em aramaico significa pedra, rocha, nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος (Petros), através da palavra πέτρα (petra), que também significa pedra ou rocha.

 

Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em Betsaida e morava em Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo André. Novas pesquisas no campo demonstram que Pedro e os demais apóstolos não eram simples pescadores. Ele e André eram “empresários” da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai destes Zebedeu.

 

Pedro era casado e tinha pelo menos um filho. Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria, cuja descrição é muito semelhante a uma “villa” romana, na cidade de Cafarnaum. O pai da esposa de Pedro chamava-se Aristóbulo, que tinha um irmão conhecido por Barnabé, e pertenciam provavelmente a uma família aristocrática, possivelmente a do rei Herodes.

 

Segundo o relato no Evangelho de Lucas 5:1-11 Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse um dos seus barcos, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barco que foi afastada um pouco da margem.

 

No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, o faria. O resultado foi uma pescaria de tal magnitude que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda do barco dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornaria “pescador de homens”.

 

Outro dado interessante era a estreita amizade entre Pedro e João, fato atestado em todos os evangelhos, como por exemplo, na A Última Ceia, quando pergunta ao Mestre, através do Discípulo Amado, quem o haveria de trair ou quando ambos encontram o sepulcro de Cristo vazio no Domingo de Páscoa. Fato é que tal amizade perdurou até mesmo após a Ascensão de Jesus, como podemos constatar na cena da cura de um paralítico posto nas portas do Templo de Jerusalém.  

 

Clemente, no livro VI das Hypotyposeis, adiciona o seguinte: “Porque – dizem – depois da ascensão do Salvador, Pedro, Tiago e João, mesmo tendo sido os preferidos do Salvador, não tomaram para si esta honra, mas elegeram como bispo de Jerusalém Tiago, o Justo.”

 

Segundo a tradição, o apóstolo Pedro, depois de ter exercido o episcopado em Antioquia, teria se tornado o primeiro Bispo de Roma. Segundo esta tradição, depois de solto da prisão em Jerusalém, o apóstolo teria viajado até Roma e aí permanecido até ser expulso com os judeus e cristãos pelo Imperador romano Cláudio, época em que haveria voltado a Jerusalém para participar da reunião de apóstolos sobre os rituais judeus no chamado Concílio de Jerusalém no ano 50 d.C. A Bíblia atesta que após esta reunião, Pedro ficou em Antioquia (como o seu companheiro de ministério, Paulo, afirma em sua carta aos gálatas).

 

O apóstolo Simão Pedro foi de fato uma rocha para a Igreja primitiva sendo no início, inspirado pelo Espírito Santo, uma verdadeira locomotiva que com sua determinação, ousadia e coragem inspirou e uniu a todos no propósito anuncido pelo Mestre. Ele foi praticamente o primeiro em tudo na Igreja recém instituída: o primeiro a pregar aos judeus; o primeiro a pregar aos gentios; o primeiro a presenciar o batimo o batismo no Espírito após sua descida em Pentecostes; o primeiro a abrir igrejas… de fato o ministério dele sempre teve como marca a caraterística de abrir portas, de iniciar novo estágios e novos patamares na Igreja.

 

Segundo Eusébio de Cesaréia, Pedro, segundo parece, pregou no Ponto, na Galácia e na Bitínia, na Capadócia e na Ásia, aos judeus da diáspora; por fim chegou a Roma e foi crucificado com a cabeça para baixo, como ele mesmo pediu para sofrer, sendo martirizado em Roma entre 64 e 67 d.C pelo imperador romano Nero Claudio Cesar Augusto Germânico.

 

 

 

Clique nas figuras abaixo para ver sobre as demais colunas da Igreja:

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Pedro

Tiago

João

Tiago, o Justo

Mateus

Tomé

Simão Zelote

 

 

 

Bartolomeu

Felipe

Judas Tadeu

Matias

Estevão

Barnabé

Paulo

Filipe, o evangelista

5 Comentários leave one →
  1. 29/09/2016 10:45 pm

    na VERDADE NÃO É BEM ISSO… .Caríssimo…. Pedro era filho de um João e não de Jonas.. A questão de Jonas aqui é um papel Simbólico de Jesus como novo Jonas (12, 39-41). “Jonas” em hebraico, significa “pomba”, e portanto, pode ser que Jesus esteja se referindo à relação entre Pedro e o Espirito Santo. certamente, o mesmo Espirito Santo que, em forma de pomba, confirmou a filiação divina de Jesus em seu batismo(3,16) e agora inspira a resposta de Pedro. MAS, sabemos que no No Evangelho de Mateus é citado frequentemente passagens do antigo testamento com o intuito de estabelecer as credenciais de Jesus enquanto Messias. 1º- novo Moisés – como supremo fornecedor da Lei da Antiga Aliança, Moisés prefigura Cristo, que por sua vez dá a nova lei no sermão da montanha.(5,17). Jejum e 40 dias no deserto – (Mt 4,2; Ex 34,28) Moisés dá testemunho da superioridade de Jesus na transfiguração- (Mt 17,1-5) 2º- Nova Israel- Como Messias de Israel, Jesus reencena a Exp. dos israelitas e de seu Êxodo do Egito dos 40 anos (Mt 2,15) ao contrario da desobediencia de Israel Jesus supera as ciladas do Demonio. E os discípulos são incumbidos da vocação de Israel: Ser luz do mundo(Mt 5,15; Is 42,6) 3º Novo Davi, como rei ideal de israel, Davi prefigura o papel de Jesus, que assume seu trono real para sempre(Mt 1,1; 2,2; Lc1,32-33) Jesus é maior q Davi( Mt 22,41-45); seus discipulos famintos como companheiros de Davi, são autorizados a violar o Sábado. Assim como Davi deu a Israel descanso de seus inimigos(2Sm 7,1), Jesus salva Israel de seus pecados( Mt1,21) 4º Novo Salomão. Salomão o “filho de Davi”, prefigura Jesus, o Filho de Deus( Mt 16,16; 2Sm 7,14). Como Salomão, ele recebeu presentes das nações(Mt 2,11; 1Rs 10,23-25); do memso modo que o sábio Salomão(1Rs 3,12) construiu o Templo de Israel( 2Sam 7, 12-14). Jesus é a sabedoria encarnada( Mt 11, 19; 12,42) e o construtor designado por Deus para construir o novo Templo, a Igreja(Mt 15,18).
    5º Novo Templo. O Templo de Jerusalém abrigou a Presença de Deus no meio de Israel. De Forma similar, Jesus traz consigo a Glória de Deus em um sentido mais profundo; Ele incorpora a santidade divina(Mt1,23; 12,6; Jo1,14;2,19-21)El é o Templo – Deus habitando entre seu povo – que preparou Israel para aceitar a encarnação de Cristo Sua presença também é incorporada num novo Templo espiritua, a Igreja(Mt 16,18; 18,20)
    6º NOVO JONAS – Jonas um profeta hebreu. Sua exp.dormindo em um barco e acalmando uma tempestade(Jn 1,1-16) antecipa aquela que jesus com seus discípulos( Mt 8,23-27). Os três dias de Jonas no ventre do grande peixe prenunciam a morte e ressurreição ao terceiro dia de Jesus( Mt 12,39-41) Ademais o ministério de Jonas aos ninivitas para além das fronteiras de Israel, antecipa a disseminação do evangelho de Cristo a todas as nações(Mt 28,18-20).
    Espero ter contribuído!

  2. Rodrigo fernandes permalink
    15/05/2016 3:55 pm

    maravilhoso estudo, DEUS continue te dando Graça e conhecimento !

  3. 27/11/2012 11:06 am

    Euu queria q falasse mais sobre a estreita amizade entre ele e João… :/

  4. Luiz Padilha permalink
    18/06/2012 11:56 am

    Prezado pastor, seria possível passar-me suas fontes sobre Pedro? Também tenho interesse em pesquisar.
    Muito obrigado.
    Luiz Padilha.

  5. Pb Mateus permalink
    21/03/2010 10:27 pm

    Que Deus lhes abençoe pelos seus conhecimento, pois eu aprendi mais um pouco sobre a vida de Pedro.

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