Skip to content

Felipe

Felipe

Felipe foi um apóstolo de Cristo e mártir. Era natural de Betsaida, uma cidade da Galiléia (Jo 1: 44).

 

De acordo com o Evangelho de João (1: 43), Felipe foi chamado por Jesus para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou Bartolomeu (Natanael) a Cristo. Pertencia ao grupo de discípulos que acompanhavam João Batista e estava presente quando João indicou Jesus como o “Cordeiro de Deus”. Cristo chamou Felipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedro como seus discípulos. O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo mencionando Felipe no episódio de alimentar as multidões (Jo 6: 5-7), no desejo de vários gregos de conhecerem e encontrarem Jesus (Jo 12: 21-23) e na memorável conversa dele com Jesus quando: “Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14: 8-9)

 

Eusébio de Cesaréia afirma que era casado, tinha pelo menos três filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive, segundo o relato que Papias recebeu das próprias filhas de Felipe – por ser contemporâneo delas – este apóstolo teria ressuscitado um defunto em Hierápolis.
Duas de suas filhas foram mencionadas por Policrates, bispo de Éfeso e muito reverenciadas nos primeiros anos da Igreja. Elas tornaram-se muito respeitadas por suas previsões, pois eram profetizas.

Felipe era provavelmente um judeu helenístico e depois tornou-se em um evangelista para as sinagogas judaicas de língua grega da Cítia, Frígia e dos arredores da Grécia e Macedônia. No Evangelho de João aparece como grande amigo do apóstolo Bartolomeu e cita que ele ficou profundamente impressionado sobre o mistério da Trindade relatado por Jesus, durante a última ceia.

 

Felipe pregou o Evangelho na Palestina, Grécia e na Ásia Menor, onde, morreu crucificado aos 87 anos, no tempo do imperador Domiciano por volta do ano 80 d.C. em Hierápolis, na Frígia.

 

Assim relata Polícrates, bispo de Éfeso no ano 190 d.C. a respeito deste discípulo de Jesus:

“Porque também na Ásia repousam grandes luminares que ressuscitarão no último dia da vinda do Senhor, quando virá dos céus com glória em busca de todos os santos: Felipe, um dos doze apóstolos, que repou¬sa em Hierápolis com duas filhas suas que chegaram virgens à velhice, e a outra filha, que depois de viver no Espírito Santo, descansa em Éfeso.

 

 

 

Clique nas figuras abaixo para ver sobre as demais colunas da Igreja:

André

Pedro

Tiago

João

Tiago, o Justo

Mateus

Tomé

Simão Zelote

 

 

 

Bartolomeu

Felipe

Judas Tadeu

Matias

Estevão

Barnabé

Paulo

Filipe, o evangelista

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: