Skip to content

A Porta, o Caminho e a Caixa

30/09/2014

Caixa

 

 

 

 

 

 

 

 

Mateus 7:14

Como é estreita a Porta, e apertado o Caminho que leva à Vida!
São poucos os que a encontram.

Uma Porta Estreita que dá para um Caminho Apertado.
Parece um alerta de que não será muito confortável!

A Pressão começa já na Porta Estreita – algumas coisas nem passam daqui. E ao longo do Caminho Apertado muitas outras que você considerava importantes, são tão espremidas que perdem seu valor.

Olhando de longe, parece difícil conseguir passar, mas com empenho e determinação dá até para correr.
E o ânimo renova quando vemos que o Caminho realmente conduz à Vida, como disse Jesus! Mais do que isso – essa Vida, além de ser o Objetivo final, também está disponível e abundante em todo tempo – em forma de Poder, Força, e Sabedoria (apesar de serem poucos os que a encontram).

Isso tudo funciona muito bem,… se não fugirmos pelas beiradas.

É porque na beira desse Caminho, em uma Zona chamada tentadoramente de Conforto, há sempre uma Caixa.
Só não se engane com o suposto Conforto – a Caixa é uma Armadilha pequena e limitadora.

Mas aqui está o que nos faz permanecer tempo demais dentro dela:
Ela acomoda bem as coisas do jeito que estão – sem forçar a progredir, sem pressionar para amadurecer. Sem sacrifício, sem jejum, sem testemunho, sem fé. Sem desafio, sem perseguição, sem conflito, sem cruz (a Caixa não comporta essas coisas) – se bem que todas elas fazem parte do Caminho.

Enfim, dentro dela a gente se incomoda só um pouco, não muito.

Dá até para perceber que não está bom o suficiente, e poderia ser melhor. Mas é muito esforço sair daqui. Muito sacrifício. Muita fé. Muitos passos, um de cada vez.
Muito tempo sem ver o resultado. Muito tempo para ter algum resultado!

Aí você se vira de um lado, se vira do outro…choraminga um pouquinho e se acomoda de novo na Caixa, achando mais confortável assim.

(A Caixa chamada Carnalidade)
Você sabe que os seus pecados te fazem andar em círculo, em torno do cair e levantar, e não passar disso – mas andar em santidade envolve esforço e sacrifício demais. Então você se acomoda com esse estado de constante sofredor arrependido, que abusa da graça, e não toma as posições necessárias para entrar em outro nível de vida – a santidade. Nessa Caixa você se contenta que seus pastores sejam santos por você, que a igreja seja santa por você, e que todos paguem o preço por você…;se esforcem por você, encontrem o que você não consegue encontrar – e de alguma maneira compartilhem um pouco.

(A Caixa chamada Religiosidade)
Você sabe que não é profundo nas coisas espirituais. Dos mistérios – não sabe nada, das coisas do espírito – não sabe nada, e ouvir o Espírito Santo é só retórica na sua vida. Aí você se apóia na religião, que é a formatação da espiritualidade. Está lá pronto, é só copiar, repetir, imitar, e continuar fazendo sempre do mesmo jeito.

(A Caixa chamada Distração)
Você sabe que entra distraído no culto, e você sabe que continua distraído durante o louvor, os recados, a palavra, a ministrarão, e sai distraído da mesma maneira que entrou – mas não se esforça o suficiente para ficar focado em falar com Deus e ouvir o Espírito Santo. E é assim praticamente todo o seu tempo de oração. Você fica esperando passivo por aquele tipo de experiência que acontece uma vez na vida (se é que acontece!), quando estamos no mundo da lua e o Senhor ainda assim arrebata nosso coração.

Existem muitas Caixas na Zona de Conforto, e se você conseguiu passar pela Porta Estreita, mas depois entrou em alguma delas (ao invés de continuar no Caminho Apertado) sair será muito difícil.
Difícil, mas não impossível. Eu nunca consegui sair de uma Caixa facilmente.

Porque tem que incomodar muito, não pouco – o seu estado, os seus pecados, a apatia, a falta de discernimento espiritual, a religiosidade, a mediocridade, a carnalidade.
E aceitar de uma vez os desafios do Caminho que nos leva ao Pai.

Lucas 13:24
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: