Skip to content

#nãopercaseuTempoemLamento

22/03/2014
20140321-223056.jpg

Mt 11:6
E feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa. (NVI)
And blessed is the one who is not offended by me. (ESV)
E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. (ARA)

Escandalizar (skandalizo) não é uma palavra muito comum no nosso vocabulário, mas é originalmente usada várias vezes no NT. O sentido figurado se refere a algo que é colocado no caminho, e que faz a pessoa tropeçar – por isso é traduzida às vezes como ‘motivo de tropeço’.
E o seu significado literal é muito familiar: ofender-se, melindar-se, indignar-se.

No caso desse texto de Mt 11:6, refere-se a ficar ofendido com Jesus, por causa de expectativas irreais a respeito do que ele deveria fazer ou não fazer, do que deveria acontecer ou não acontecer……
Uma advertência para não acharmos que Jesus tem a obrigação de satisfazer os nossos desejos, porque ele não os tomará como exigências. Seu desejo, meu amigo, não é uma ordem.

E em Mt 24:10, num sermão profético, Jesus diz que nos últimos dias muitos ficarão escandalizados uns com os outros – ofendidos, indignados, melindrados. E desencadeando uma sequência fatal está escrito que trairão, e odiarão uns aos outros, e o amor de quase todos esfriará.

O foco dessas advertências não é aquele que ofendeu, ou o porquê ofendeu – é para o lamento do ofendido. Jesus adverte também aquele que provoca (Mt 18:7) mas aqui é um alerta para lidarmos com a nossa indignação.

O foco também não é o caráter da ofensa em si – se é grande ou pequena, válida ou não…
Porque as pessoas não se escandalizam apenas com um escândalo! Escandalizar não é uma palavra ligada necessariamente ao escândalo, no sentido comum dessa palavra.
Alguns ‘escândalos’ que nos ofendem são realmente melindres – ofensas ridículas ou ilusórias, e indignação gerada pelas nossas expectativas patéticas frustradas. É o famoso mimimi.
Fazemos isso com Jesus, e uns com os outros constantemente – na família, marido e mulher, na igreja, e em qualquer lugar onde 2 ou mais estiverem reunidos.
Qualquer um de nós pode se tornar como uma das filhas da sanguessuga, exigindo o que não se pode exigir: dá, dá. (Pv 30:15)

Há sempre muitos motivos para nos ofendermos, “mas o que quero dizer é que o tempo é curto”. Isso é o que o apóstolo Paulo diz (1Co 7:29), mostrando uma perspectiva de que há algo maior do que tudo o que estamos enxergando hoje. Maior que nossos relacionamentos, nosso lamento, nossa alegria e prazer, nossos bens e reputação.

É realmente uma questão de perspectiva, de conseguir enxergar as coisas de uma maneira diferente, com um foco diferente.
Jesus lidou com ofensas muito cruéis na cruz com uma perspectiva incrível: eles não sabem o que fazem. (Lc 23:34)

É um desafio de maturidade, um desafio espiritual – difícil, mas não impossível.
Importa muito cuidar da maneira como enxergamos e sentimos o que nos ofende. Ser mais fácil, e decidir mais rápido – esse é um posicionamento que nos coloca no prumo novamente, sem perder muito tempo travados.

Porque se não cuidarem, ofendidos perdem muito tempo em seus lamentos, prejudicam sua vida em tantos aspectos e ainda contaminam outros com sua amargura. (Hb 12:15)

#wedon’tHaveTimetoMantainNoRegreds #otempoehcurto #nãopercaseutempoOfendido
#blessedwhoisnotOffendedbyMe #seudesejonãoéumaordem #asanguessugatemduasfilhas
#mostlyhappyjourney

20140321-223502.jpg

One Comment leave one →
  1. jacksonsntackson permalink
    22/03/2014 6:19 pm

    Direto do coração de Deus.

    Gostei muito dessa palavra.

    Um abraço pastora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: