Skip to content

uma razão de ser

22/07/2013

angustia

si850999b“Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.” Rm 8:22

Simplesmente não parece natural viver sem saber porquê. Natural é buscar uma razão de ser. Minha angustiada consciência necessita dessa razão, como se dependesse disso para existir. Não basta só estar consciente de mim mesma, preciso estar consciente da razão da minha existência.

Parece que nenhum outro ser que conhecemos tem essa necessidade de propósito para existir. Cumprem uma sequência natural de vida, usando a sua energia, sua força, seus instintos. Não descobrem nada oculto. Não buscam o que tateando não podem achar. Uma lei natural configura perfeitamente a sua existência,…é literalmente perfeito! e para nós? tudo que é natural é dilema. Muito da nossa natureza não se encaixa com o resto da natureza, que se desenvolve sem grandes pretensões. E despretensiosa não é uma condição que se encaixa na nossa consciência. Nossa pretensão é entender tudo, explicar tudo, conhecer tudo, mudar tudo (o sofrimento, a dor, o amor, a certeza da morte…)

E é tanto drama, e conflitos e contradições! E angústia em busca de uma resposta, de uma razão.

Como a sede mostra uma necessidade de água, entendo que essa angústia também aponta uma falta importante – uma necessidade. Uma razão de ser.

Para pensar no ser humano e na minha razão de existir precisei incluir o que é espiritual. Passei a perceber meu espírito, que inabalável, acredito que resistirá depois da morte física e cerebral…e que nessa vida natural ainda  pode dar acesso a coisas sobrenaturais. Num dia, uma explosão de vida mudou a minha maneira de entender, discernir, perceber, sentir… Satisfez minha consciência angustiada.

As minhas respostas não encontrei “naturalmente”. Naturalmente, enquanto buscava razão, só existia contradição e desespero – “comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Satisfaz a quem?

Por enquanto, a evidência de que Deus se manifesta a nós é uma experiência: espiritual e individual, que é interior.(Digo ‘por enquanto’ porque a nossa esperança é vermos face a face, e conhecer plenamente o que hoje vemos apenas como um reflexo obscuro.)1 Co 13:12

Eu tive minha resposta. Descobri minha razão de ser. A minha Força e meu Motivo. E tenho evidências concretas – para mim. Essa experiência é questionável para o outro – e inquestionável para quem evidencia. Não precisa ser um problema, já que os meus argumentos são baseados no que eu posso ver e ouvir em secreto, intimamente, no meu espírito.

O cristianismo (não a religião) tem sua razão de ser na vida espiritual do indivíduo. É a vida cristã normal, como descreveu Wachtman Nee – uma vida que leva em conta a vida do espírito, que vai além do natural.

E a igreja (não a religião) tem sua razão de ser na união daqueles que buscam ouvir, entender e seguir a direção do Espírito de Deus – através da capacidade de seu espírito vivificado por Jesus. Aquele que tem ‘ouvidos’ ouça o que o Espírito tem a dizer às igrejas (está no Apocalipse várias vezes essa expressão).

Viver a vida espiritual é bem mais simples e, por incrível que pareça, ‘natural’ do que descrever todo esse processo. Porque o espírito faz parte do ser humano tanto quanto o cérebro faz. Mas do cérebro conhecemos bem pouco, e do espírito muito menos ainda – há muito para descobrir e experimentar!

“Dessas coisas falamos, com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.” 1Co 2:13,14

 

 

rodapé blog adri

3 Comentários leave one →
  1. mireia permalink
    24/07/2013 12:15 am

    Ótimo texto minha Pra. Querida!

  2. Danny Andrey permalink
    23/07/2013 6:01 pm

    “As minhas respostas não encontrei “naturalmente”. Naturalmente, enquanto buscava razão, só existia contradição e desespero – “comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Satisfaz a quem?”

    Com certeza não satisfaz ninguém! Nossas respostas e razão de existir estão no renascimento espiritual, o qual foi proposto a Nicodemos!

    Muito bom o texto Pastora. Passaste muito bem para a escrita uma verdade absoluta e presente em nossas vidas! Não podemos ignorar o espirito que há em nós.

  3. 23/07/2013 2:59 pm

    Ótimo Post! Gostei muito..
    Como é bom saber que existe um propósito, uma razão de ser..
    Não deixemos de sonhar e acreditar..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: